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POLITICA DE EDUCACAO SUPERIOR []
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Id:203 - (535)
Autor:Queiroz, Maria Goretti; Dourado, Luiz Fernandes.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:O ensino da odontologia no Brasil: uma leitura com base nas recomendações e nos encontros internacionais da década de 1960^ipt / Dental teaching in Brazil: an interpretation based on recommendations and international meetings from the 1960s
Fonte:Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;16(4):[1011-1026], out.-dez. 2009. .
Resumo:Identificam-se as propostas para o ensino da odontologia no Brasil contidas nos anais dos três seminários sobre ensino odontológico ocorridos na década de 1960 e promovidos pela Organização Pan-americana da Saúde, e no relatório do Comitê de Expertos em Higiene Dental da Organização Mundial da Saúde. Observa-se que, no Brasil, as recomendações posteriores a essa década sobre mudanças na área revelam a tensão entre distintos atores e concepções, nem sempre compreendidos pelos profissionais da área. Conclui-se que as recomendações para o ensino da odontologia visando a sua inovação foram construídas a partir de então e se apresentam, em sua maioria, nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Odontologia.(AU)^ipt.
Descritores:Educação em Odontologia/hist
Política de Saúde
Política de Educação Superior
Currículo
Brasil
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702009000400010&lng=pt&nrm=iso

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Id:176 - (508)
Autor:Costa, Roberta Kaliny de Souza; Miranda, Francisco Arnoldo Nunes.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Sistema Único de Saúde e da família na formação acadêmica do enfermeiro^ipt / The National Health System and of Family in nurse's academic education
Fonte:Rev. bras. enferm;62(2):[300-304], mar.-abr. 2009. .
Resumo:Este estudo apresenta reflexões sobre os movimentos de mudança na graduação em enfermagem, enfatizando a preparação profissional para atender a atual conformação do setor saúde, vislumbrando a consolidação da Estratégia Saúde da Família – Estratégia Saúde da Família, o Sistema Único de Saúde e a garantia dos seus princípios fundamentais. O texto destaca as inovações que vem ocorrendo nos currículos e projetos políticos de ensino, buscando a formação de enfermeiros conhecedores dos problemas sociais e de saúde da população e capazes de intervir na reorganização do setor saúde. Neste sentido, contribui para a história do ensino de graduação em enfermagem, oferecendo subsídios à reflexão da formação acadêmica do enfermeiro para o Sistema Único de Saúde/Estratégia Saúde da Família. (AU)^ipt.
Descritores:História da Enfermagem
Educação de Pós-Graduação em Enfermagem
Programas de Graduação em Enfermagem
Currículo
Política de Educação Superior
Saúde da Família
Sistema Único de Saúde
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-71672009000200021&script=sci_arttext

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Id:153 - (163)
Autor:Baptista, Suely de Souza; Barreira, Ieda de Alencar.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Docentes e estudantes no processo de mudança do ensino de enfermagem no Brasil^ipt / Faculty and students in the nursing teaching changing process in Brazil
Fonte:Texto & contexto enferm;8(1):[67-79], jan.-abr. 1999. .
Resumo:Trata-se de um estudo histórico-social sobre as conjunturas em que ocorreram as mudanças no ensino da enfermagem no Brasil, as exigências feitas a docentes e estudantes de enfermagem a cada época e sua importância no desenvolvimento da enfermagem. Os resultados demonstram que houve um progressivo aumento das exigências acadêmicas feitas a docentes e a estudantes, no bojo de reformas educacionais gerais ou em decorrência da atuação das educadoras de enfermagem, no sentido de adequar os currículos dos cursos de graduação e de pós-graduação aos propósitos da melhor inserção da enfermagem na universidade e na comunidade cientifica...(AU)^ipt.
Descritores:Educação em Enfermagem
História da Enfermagem
Escolas de Enfermagem
Política de Educação Superior
Currículo/normas
Estudantes de Enfermagem
Docentes
Brasil
Localização:BR17.1 - Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde

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Id:152 - (162)
Autor:Silva Júnior, Nelson Aleixo da.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Estado, educação e diretrizes curriculares para a Psicologia^ipt / State, education and curriculum directives for Psychology
Fonte:Rev.Dep.Psicol., UFF;14(1):[121-134], jan.-jul. 2002. .
Resumo:Analisamos o processo de elaboração das Diretrizes Curriculares para a Psicologia, bem como o texto aprovado pelo Conselho Nacional de Educação, considerando as concepções de Estado e educação que permeiam a sociedade brasileira. Afirmamos que o Estado sempre atuou de forma parcial na manutenção dos status quo e, para isso, a educação tem um papel instrumental. Essa mesma concepção de construção de políticas educacionais predominou na elaboração das Diretrizes para a Psicologia cujo texto não representa o acúmulo de anos de debates profissionais da área, preconizando uma formação especializada, desvinculado a ciência da profissão e a pesquisa da docência.(AU)^ipt.
Descritores:Psicologia/educ
Política de Educação Superior
Currículo/normas
Localização:BR13.2 - Biblioteca Central de Gragoatá

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Id:151 - (161)
Autor:Carvalho, Alysson Massote.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Formação docente e afiliações grupais: implicações para a graduação em Psicologia^ipt / Faculty training and group affiliations: implications for undergraduate courses in Psychology
Fonte:Rev.Dep.Psicol., UFF;14(1):[109-119], jan.-jul. 2002. .
Resumo:Analisamos o processo de construção das diretrizes curriculares de Psicologia, desde o Fórum Nacional de Formação (1997), até o Fórum Aberto sobre Diretrizes Curriculares (2002). Afirmamos que a construção de uma nova proposta para a formação vincula-se ao processo de formação e afiliação grupal dos docentes. O referencial teórico centra-se nos conceitos de implicação e de afiliação grupal. Identificamos duas tendências predominantes nesse processo. Uma, denominada acadêmica, representa o pensamento das sociedades científicas e se caracteriza com a formação básica e com a garantia da formação em pesquisa. Outra, denominada profissão, preocupa-se com uma formação comprometida com questões sociais.(AU)^ipt.
Descritores:Psicologia/educ
Psicólogos
Política de Educação Superior
Currículo
Localização:BR13.2 - Biblioteca Central de Gragoatá

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Id:149 - (159)
Autor:Sanna, Maria Cristina.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:A evolução da disciplina de administração aplicada à enfermagem na Escola de Enfermagem da USP no período de 1980 a 1995^ipt / The evolution of the discipline "administration applied to nursing"in the Escola de Enfermagem da USP, in the period from 1980 to 1995
Fonte:Rev. Esc. Enferm. USP;33(1):17-30, mar. 1999. .
Resumo:Com o objetivo de descrever a evolução da disciplina "Administração Aplicada à Enfermagem'; no período de 1980 a1995, estudou-se os planos de curso construídos: pelos docentes responsáveis por sua elaboração e condução. Os textosdos itens "Objetivos e Conteúdo" foram analisados sob a ótica da Fenomenologia, sendo submetidos ao processo deanálise de discurso proposto por Martins e Bicudo. Os resultados dos procedimentos empregados nessa análisepermitiram a identificação de seis categorias de pensamento: Gerenciar em Enfermagem, Bases Ideológicas e Políticasdo Gerenciar em Enfermagem, A Comunicação como Instrumento para Gerenciar, Gerenciamento de Recursos Físicos,Gerenciamento de Recursos Materiais e Gerenciamento de Recursos Humanos. As modificações observadas nos planosde curso ao longo do período estudado indicaram a ocorrência de dois momentos marcantes - um no fim da década de80, com a reformulação das bases ideológicas nas quais se assentava a disciplina e outro ao fim do primeiro lustroda década de 90, com a reorganização curricular,. A identificação desta trajetória possibilitou o acompanhamento ea compreensão do desenvolvimento da disciplina, podendo trazer recursos para a análise de disciplinas correlatasou da mesma disciplina em outros contextos e experiências. (AU)^ipt.
Descritores:Educação em Enfermagem
Enfermagem/org
Política de Educação Superior
Currículo
Meio Eletrônico:http://www.ee.usp.br/reeusp/upload/pdf/457.pdf

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Id:147 - (157)
Autor:Correira, Luiza Mara; Henriques, Regina Lúcia Monteiro; Nogueira, Maria de Fátima Hasek; Pacheco, Sandra de Araújo; Romano, Regina Trino.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Construção do projeto pedagógico: experiência da faculdade de Enfermagem da UERJ^ipt / The construction of the pedagogic project: nursing school experience
Fonte:Rev. bras. enferm;57(6):649-653, nov.-dez. 2004. .
Resumo:Estudo histórico-social, que tem como objeto a construção do projeto político pedagógico do Curso de Graduação da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FENF/UERJ), 1992 - 2002. Objetivo: relatar a experiência da construção do Projeto Pedagógico. Está pesquisa foi desenvolvida através da análise dos documentos e dissertações do Acervo do Centro de Memória Dra Nalva Pereira Caldas. Está teoricamente embasada em autores que tratam da temática. A estrutura e o plano curricular do Curso de Graduação foram aprovados pelo Conselho Superior de Ensino e Pesquisa da UERJ em dezembro 2001, através da Deliberação n.º 05/01, encontrando-se em vigência à partir do primeiro semestre de 2002.(AU)^ipt.
Descritores:Bacharelato em Enfermagem
Currículo
Política de Educação Superior
Educação Superior
Brasil
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/pdf/reben/v57n6/a02.pdf



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Artigos Brasileiros de História dos Recursos Humanos,da Educação e do Trabalho em Saúde: uma bibliografia eletrônica

Esta base de dados reúne as referências bibliográficas da produção sobre a história dos recursos humanos, da educação e do trabalho em saúde publicada nos mais relevantes periódicos brasileiros. Ela referencia os artigos publicados entre 1997 e 2008 e tem por universo de coleta 37 títulos, englobando revistas das profissões de saúde, como medicina, enfermagem e psicologia, periódicos das áreas da saúde pública e saúde coletiva, assim como as principais publicações do campo da história, das ciências sócias e da educação. Foram excluídas as revistas referidas às especialidades médicas, tais como dermatologia, ginecologia, psiquiatria, entre outras.

Mais de 70% das referências remetem para o texto completo, tal como disponíveis em Scielo ou em outros sítios na internet. A cada início de um novo ano, a produção do ano anterior será adicionada á base de dados, tornado-a um índice representativo da produção e do conhecimento disponível sobre estes temas.

Carlos Henrique Assunção Paiva

Isa Cláudia Pontes Duarte

Fernando A. Pires-Alves

Base de dados  OHS-PeriRHS : Formulário avançado

   
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